Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

27 junho 2018

Como ir morar em outro país sem saber falar a língua?

Olá pessoas!

Hoje venho conversar com vocês sobre um assunto que sempre me perguntam: "mas Bella, você já falava holandês quando foi pra Bélgica?". E a verdade é que a única coisa que eu sabia falar era 'obrigada' e quando cheguei aqui, descobri que estava errada a pronúncia, ou seja, eu vim falando ZERO de Holandês.

Esse mês de junho vou pegar meu segundo diploma e agora posso dizer que oficialmente não sou mais básica na língua. Mas como foi meu começo aqui? E pra me comunicar com as crianças? Vamos do começo... 

Entrega do primeiro diploma ❤️

Pra você entender melhor, a Bélgica é um país com 3 línguas nativas: Holandês, Francês e Alemão. Cada canto do país fala uma língua e a capital, Bruxelas, fala ambas e ainda inglês (por ser uma cidade turística). Minha host family mora na parte holandesa e por isso, estudo Holandês. Os pais falam inglês e espanhol também, porém minhas kids falam somente Holandês. No começo, confesso, foi beeem difícil. Eu não entendia um A do que eles falavam e os pais sempre tinham que traduzir as coisas pro inglês pra mim.

Com o passar do tempo, eu tive que aprender na marra, porque apesar dos adultos aqui falarem inglês, eles não gostam de falar inglês. Então ou eu aprendia, ou eu não falava nada com ninguém. 

Estou aqui já tem 4 meses e meio, e agora consigo entender já 90% de tudo que falam, mas pra eu falar é um pouquinho mais complicado, claro. Hoje em dia com minhas crianças, consigo me comunicar perfeitamente. Óbvio que você vai usar um pouquinho de mímica e um pouco de tradutor (aliás, o tradutor num caso desses vira seu melhor amigo), mas nada que um pouco de paciência não resolva a situação.

Então meu conselho pra você que está com medo de ir pra um país em que você não fala a língua nativa, não tenha medo! Fale tudo que puder, é melhor errar do que não tentar. Então fale, fale muito! Se você consegue pelo menos se comunicar com os pais 50% dos seus problemas estão resolvidos. 

Lembre-se: ninguém nasceu sabendo! E mesmo que demore, você vai aprender!

Espero que esse post sirva de inspiração... 

Um beijo e até a próxima, 
Bella. 
Instagram: @isinhalopes
Share:
Isabella Grandchamp
Ex Au Pair de 3 crianças na Bélgica

0 comentários:

Postar um comentário