Ser au pair, sem dúvidas, envolve experiências intensas, crescimento pessoal e muito aprendizado. Quem diria que uma parte disso poderia vir de uma criança?
Antes de me mudar para a Bélgica, fiquei pensando no quanto eu poderia ensinar e ajudar no crescimento de uma criança de até então 5 anos.
Mas aí como o mundo de expectativas e de realidade nem sempre estão de acordo, percebi que as coisas não seriam bem por aí (risos).
Em 5 meses, eu que aprendi muito! Desde expressões novas em inglês até como encontrar novas trilhas e animais no meio de uma floresta.
Pensando nisso, listei aqui 5 das principais coisas que aprendi com a minha host kid nesses últimos 5 meses. Começando com o famoso...
1 - Dá tempo sim!
Toda au pair sabe a loucura que uma manhã qualquer pode ser. Arrumar a criança para a escola, dar café da manhã, organizar a mochila, levar para a escola...
E ainda ouvir “eu quero tal coisa e dá tempo sim”. Um dia eu apostei que não dava tempo de ler um livro e fazer um penteado. E no final? Deu e ainda sobrou tempo!
2 - Deixa eu te contar uma história
Que imaginação de criança é um caminho e tanto a ser explorado não é novidade. Mas às vezes a gente não dá muita atenção as histórias que elas contam.
Com uma ponta de verdade e o resto de fantasia, as narrativas hilárias regadas de sonhos e diversão da host kid me ensinaram a ser mais criativa e até proativa!
3 - Exercitando a memória
Eu nunca valorizei muito ter uma memória boa, mas nos primeiros meses convivendo com a minha host kid eu precisei mudar isso.
Lembrar de lugares, brinquedos, jogos, nomes, histórias, músicas faz uma grande diferença para o desenvolvimento dela (e para o meu também, devo admitir).
4 - Rir e chorar ao mesmo tempo
Melhor rir do que chorar? Será? Começar chorando e terminar rindo foi uma das experiências mais gostosas que já tive durante a infância.
A minha host kid resgatou isso em mim, mostrando que geralmente a gente precisa chorar e rir ao mesmo tempo para “limpar a alma”. 😊
5 - Vai ficar tudo bem
Sabe aquele dia que bate saudades de casa? Que a sua conta bancária é de dar desespero? Que você fica pensando no seu futuro?
Aí a ansiedade começa a se aproximar. E nada como uma criança te perguntando onde você vai estar quando estiver mais velha e você não tem a resposta.
E a reação da minha host kid? Ah, essa não poderia ter sido melhor...
“Vai ficar tudo bem, eu ainda vou te visitar onde quer que você esteja...”
Obrigada menininha de 6 anos. Estou aprendendo muito mais com você do que você comigo, pode acreditar!
E você, já parou para pensar se tem aprendido muito mais do que ensinado? 😊
Um beijo e até mês que vem!
0 comentários:
Postar um comentário