Olá futuras, atuais e ex au pairs! Na postagem de hoje vou falar sobre os exames de proficiência de inglês. Essa semana eu fiz minha inscrição para o CAE (Certificate in Advanced English) e como eu sei que muitas pessoas tem dúvida sobre qual teste escolher, decidi que esse seria o tema perfeito para o post de hoje.
Exames de proficiência são provas que prestamos para comprovar que temos um bom nível de inglês. Com isso pode-se conseguir um certificado com muita credibilidade ao qual pode ser usado para entrar em uma universidade estrangeira, ser contratado para certos tipos de trabalho no exterior, lecionar a língua inglesa e até conseguir vistos para outros países.
Embora similares, há testes que são mais eficazes dependendo de qual é o seu objetivo. Por isso fiz uma breve descrição dos principais e mais requisitados exames de proficiência.
Provavelmente o mais conhecido entre todos, o Test Of English As A Foreign Language (TOEFL) é para fins acadêmicos. Ele é aceito em quase todas as universidades norte-americanas, que geralmente exigem uma nota mínima de 90 pontos.
Ele contém quatro módulos sendo eles listening, speaking, reading e writing. Cada um deles vale 30 pontos, totalizando 120 pontos como nota máxima. A inscrição custa cerca 200 dólares e a duração do teste é de quatro horas. Sua validade é de dois anos.
Assim como o TOEFL, o International English Language Testing System (IELTS) também se trata de um teste para fins acadêmicos, mas enquanto o primeiro é mais aceito em universidades norte-americanas, o segundo é mais voltado para universidades do Reino Unido e de países como Irlanda, Nova Zelândia e Austrália. A maioria delas exigem uma nota mínima de 7 pontos.
A duração do teste é de três horas, contendo quatro módulos: listening (40 minutos), writing (60 minutos), reading (60 minutos) e speaking (40 minutos). A nota máxima é de 9 pontos.
A inscrição custa cerca de 240 dólares e a validade do teste é de dois anos. A prova pode ser aplicada online ou presencialmente.
Os exames de Cambridge podem ser usados para fins acadêmicos em instituições do Reino Unido, mas também podem ser exigidos para trabalhos no exterior e aplicações de visto. Ele é recomendado para aqueles que tem mais confiança em seu nível de inglês.
Sua duração também é de quatro horas, incluindo os quatro módulos reading and use of English (90 minutos), writing (90 minutos), listening (40 minutos) e speaking (15 minutos).
Esses exames contém um sistema de pontuação diferente dos citados acima, sendo o tipo de teste "passou ou não passou". Sua nota pode ir de B2 (mais baixo), C, B ou A (mais alto). Apenas aqueles que tirarem entre B e A passarão na prova.
A inscrição custa em torno de 150 euros e sua validade é vitalícia, ou seja, será válido para sempre.
A Cambridge possui quatro exames diferentes, cada um voltado para um nível de inglês diferente. Eles são:
PET (Preliminary):
O mais baixo entre todos. Ele serve para provar que você já é capaz de se comunicar razoavelmente.
FCE (First):
Voltado para estudantes de nível intermediário. Com ele você pode provar que pode provar que seu inglês é bom o suficiente para viver em um país estrangeiro.
CAE (Advanced):
Voltado para estudantes de nível avançado. É necessário ter a fala e escrita excelentes para passar no teste. Geralmente exigido para se matricular em universidades ou para exercer profissões no exterior.
CPE (Proficiency):
Esse teste é para aqueles que já falam inglês tão bem quanto um falante nativo. É um teste extremamente difícil, por isso passar nele é considerado uma conquista para poucos.
E aí? Já decidiu qual é o melhor pra você?
0 comentários:
Postar um comentário