Oi gente!!!
Da última vez, falei sobre coisas que devemos evitar quando estamos procurando família. Então, hoje farei o contrato, o que devemos evitar nas famílias quando estamos atrás de um match. Nada disso é regra (eu mesma não segui a maioria quando tive match com minha Host Family). Mas são guidelines que podem ajudá-la se você já estiver com alguma dúvida em relação à família com quem você está conversando.
Os maiores medos das futuras au pairs é ser parte de uma família que abuse da carga horária, que não as trate bem, que não respeite a privacidade delas, que peça babysitting toda hora e sem avisar antes, que abuse das tarefas domésticas permitidas. Então, aqui vão algumas dicas para você conseguir enxergar famílias assim antes de fechar o match.
Não generalize tudo, muitas vezes existem razões para agirem assim, mas são coisas para ficar de olho e para você refletir.
Red Flags:
- Família arruma desculpas para não passar contato de nenhuma ex au pair.
- Família quer fechar match logo de cara, sem combinar nada, sem se preocupar com nada. (Não necessariamente é uma família problema, mas é sempre interessante pedir mais tempo e conversar mais com eles)
- Família quer que você vá sem agência, com visto de turista e não deseja nem fazer um contrato entre vocês.
- Não responde suas perguntas e dúvidas, apenas dizendo que você "vai amar" e que eles "são muito legais". Fogem de perguntas sobre a rotina, sobre as tarefas domésticas, sobre qualquer coisa mais específica.
- Pedem contrapartidas para tudo que você tenta negociar.
- Promete muito mais benefícios que o normal e você não tem como corroborar com nenhuma ex au pair por exemplo.
- Demoram muito tempo a te responder ( especialmente após o match). ( não é necessariamente uma Red Flag, muitas famílias são ocupadas ou nao curtem muito a internet e etc, e são muito boas host families, mas é bom ficar de olho).
Quais situações vocês já viveram (durante skype, troca de e-mails, etc) e que consideraram uma Red Flag em relação ao que você desejava pro seu intercâmbio? Como vocês agiram?
Até mais!!!
Oi Nadja!
ResponderExcluirTd bem?!
Olha, ainda não fechei com nenhuma, mas a situação mais chata que passei foi com uma family em que só a host mom fazia o skype. Desde o início ela deixou claro que o pai aceitaria o que ela decidisse e não tive nenhuma conversa com as kids (tivemos 2 skypes e alguns e-mails!).
Tive algumas dúvidas e comecei a perguntar a ela. Logo ela soltou um "Você vai perguntar todas as perguntas que a Agência te passou"? Na hora travei e me senti mega desconfortável com a situação.
Como você disse, se não querem responder as perguntas, com certeza é uma red flag. Não há perguntas bobas, ainda mais para nós, intercâmbistas, de outro país.
Acabei a dispensando pois nossos perfis eram totalmente diferentes e ela pediu que fizéssemos um último skype para esclarecimento.
Nessa último skype tive mais que certeza que fiz a escolha certa. A host mom ficou super indignada com a minha decisão, disse que eu "não devia ter fingido que gostava deles" e que, se algo desse errado no dia a dia com eles, a au pair "precisa apenas pegar um voo de volta para seu país"!
Pois é, precisamos ter olho de gato nessas decisões e perceber os detalhes.
E acima de tudo, entregar a Deus e pedir para ele ajudar na decisão!
Obrigada pelas dicas e boa sorteeee!
Bjokas!
Nath,
www.brazucaupair.blogspot.com