Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 junho 2021

5 Lugares Gratuitos Pra Ir Durante o Tour Por NYC

Uma das minhas memórias mais marcantes do meu intercâmbio au pair é do tour por NYC durante a semana de treinamento. Eu lembro claramente até hoje de descer do ônibus da Cultural Care no Rockefeller Center e olhar maravilhada pra aquele mar de prédios e taxis amarelos. E já que junho é o mês do meu aniversário, pra comemorar o post desse mês será especial! NYC é minha cidade favorita nos EUA, e como eu morei lá pertinho, pude conhecer vários lugares bem legais e viver várias aventuras por lá. Nesse post vou te dar 5 dicas de lugares pra visitar durante o tour pela cidade que nunca dorme, e o melhor: de graça! 

Pra quem não sabe, quando você decide ser au pair nos EUA e de fato embarca pra iniciar seu intercâmbio, antes de ir pra casa da host family existe uma semana de treinamento realizada pela sua agência. Nessa semana você geralmente fica hospedada em uma escola ou hotel fornecido pela agência. Isso depende da agência que você escolhe! No meu caso fui pela Cultural Care em Julho de 2018, e o meu treinamento foi na Hofstra University em Long Island, mas sei que o da APIA - Au Pair in America - é geralmente em um hotel. E a maioria das agências escolhe fazer esse treinamento nos arredores da cidade de Nova Iorque, isso porque a cidade conta com um dos maiores aeroportos internacionais dos EUA, sendo assim a principal porta de entrada de au pairs de vários países que vem pros EUA.

Campus da Hofstra University, onde foi minha semana de treinamento.


Nessa semana de treinamento você aprende muito sobre os EUA, sobre a cultura, sobre relacionamento com a host family, e é claro sobre cuidados com crianças e bebês. E em um desses dias as agências costumam realizar um tour pela cidade de NYC, que deixa todos bem animados, afinal NYC é cenário de vários filmes e séries que vemos desde crianças! No meu treinamento, a Cultural Care disponibilizou ônibus com motorista e um guia que levou a gente pra dar uma volta por alguns dos principais pontos da cidade enquanto explicava para todos fatos interessantes sobre os lugares. Vimos a Brooklyn Bridge e a Estátua da Liberdade de longe, pois não da tempo de ir até lá e voltar no tour (quem sabe eu faça um post mais detalhado sobre o passeio pela estátua, o que acham?), e alguns outros lugares icônicos como a Times Square e o Empire State Building. Também passamos em frente ao Central Park e o ônibus só parou lá pois todos praticamente imploraram ao guia para parar, e só pudemos descer por apenas 10 minutinhos! Enfim, NYC é gigante e tem muitaaaa coisa legal pra ver, o Central Park mesmo é um passeio de um dia todo! E é claro que o tour é só uma pincelada. 

Geralmente após algumas horas de passeio guiado, o ônibus para em algum ponto da cidade (quase sempre no Rockefeller) e deixa todos descerem e explorarem o que quiserem por conta própria por algumas horas e tem sempre um horário e ponto de encontro pra que todos voltem com o mesmo ônibus pra escola de treinamento. Confesso que eu não pesquisei nada sobre NYC antes do tour e nem print do Google Maps eu tirei pra me localizar sozinha por lá! A minha sorte foi que uma das meninas que estava no mesmo ônibus que eu tinha planejado um pequeno roteiro pra seguir nesse "passeio livre" e eu fui junto com ela. Se não fosse por isso eu ficaria perdida sem saber pra onde ir e sem internet no meu celular (se isso acontecer com você procure um Starbucks ou outro lugar que tenha wifi gratuito e abra seu Google Maps tirando prints dos lugares que quer ir e boa sorte hahaha!). E foi com isso em mente que resolvi dar essa dica de mini roteiro por aqui!

Conhecendo a estátua da Liberdade, porém de longe.


Sei que esse momento ainda é difícil pra muita gente com a situação da Covid-19, e que muitas pessoas  sonham em fazer intercambio, mas no momento não está sendo possível. Também tem o fato de que as agências podem não estar fazendo o tour, mesmo para as au pairs que estão conseguindo embarcar. Mas como eu sei que, mesmo em meio a esse caos pandêmico, tem muitos futuros au pairs sonhando alto com a realização do seu intercâmbio, sonhadora que sou, resolvi criar esse post 'escapista' e compartilhar algumas dicas de passeio pela cidade de Nova Iorque que você pode fazer de graça durante o tour. Listei aqui 5 lugares próximos ao Rockefeller (incluindo o próprio) que são viáveis de se conhecer a pé e no pequeno tempo que é dado no tour. Se o seu ônibus realmente parar no Rockefeller assim como o meu, você pode seguir essa ordem da minha lista e depois só ir ao lugar do seu ponto de encontro pra pegar o ônibus da volta. Mas vamos logo ao que interessa!

5 Lugares Gratuitos Pra Ir Durante o Tour Por NYC:

1 - Rockefeller Center

É na verdade um prédio comercial altíssimo. Lá embaixo tem esse espaço em que geralmente é decorado com algum tema à depender da época do ano e fica super lindo para tirar fotos. No verão o espaço funciona como um restaurante à céu aberto e ao redor são colocadas bandeiras de vários países (incluindo a brasileira). Já no inverno é um ringue de patinação. Na época do Natal é colocada uma árvore gigantesca decorada com luzes e logo à frente do Rockefeller Center fica o famoso show de luzes da loja Macy's.

Rockefeller Center no verão

E no inverno com decoração de Natal


*1 e 1/2 - St. Patricks Cathedral

Esse item é um bônus! Praticamente na frente do Rockefeller fica essa catedral católica em estilo neo-gótico. Por fora e por dentro ela é linda, sendo que existe uma réplica da pietà lá dentro atrás do altar. Se você for cristão, especialmente católico, ou se não é cristão mas não tem problema em conhecer lugares sobre outra religião vale a pena entrar e conferir, já que é bem em frente e toma bem pouco tempo. Se não estiver tendo missa ou outra celebração, a catedral fica aberta ao público e não se paga nada pra visitar. 

A Catedral por dentro

A Catedral por fora


2 - Grand Central Terminal

Descendo a Quinta Avenida ou a Madison Avenue sentido downtown (sentido estátua da liberdade ou seja pro sentido sul) você além de caminhar entre o mar de prédios e lojas chiques, irá se aproximar da Grand Central Terminal, que nada mais é do que uma das maiores estações de trem do mundo. Por ela transita muita gente indo e vindo da região metropolitana de NYC e de outros estados também. A arquitetura é linda e o lugar também já foi cenário de vários filmes e séries.

Grand Central Terminal por dentro

Grand Central por fora


3 - New York Public Library 

A Biblioteca Pública de Nova Iorque fica à apenas duas quadras da Grand Central Terminal e mesmo que você não tenha o hábito da leitura vai apreciar a arquitetura do lugar que foi construído em 1895 e possui cerca de 55 milhões de livros. Por fora tem dois leões esculpidos e a fachada antiga é bem linda, mas por dentro além de outras esculturas e objetos legais a arquitetura é um verdadeiro cenário de filme, especialmente a Rose Main Reading Room, uma sala de leitura grande e super linda. A biblioteca também é aberta ao público e gratuita. 

Rose Main Reading Room


4 - Bryant Park

Literalmente ao lado da Biblioteca, o Bryant Park é uma pequena praça em meio à selva de concreto. No verão pode ter feirinha e o gramado é aberto para as pessoas sentarem e fazerem picnics. Aos fins de semana podem haver pequenos shows ao vivo. Já no inverno é montado um ringue de patinação sobre o gramado (bem mais barato que a do Rockefeller) e uma árvore de natal bem grande. Também tem uma feirinha com lembrancinhas, artesanato e comida. Quem sabe seja um bom lugar pra fazer um lanchinho ou até mesmo pra sentar e tomar um café do Dunkin Donuts ou Starbucks.


Pista de patinação do Bryant Park durante o inverno. Árvore de Natal
e a Biblioteca ao fundo.

5 - Times Square 

Um dos lugares mais visitados do mundo, a Times Square fica à mais ou menos duas quadras do Bryant Park e no caminho até lá você vai ver muitos dos teatros que hospedam os famosos shows da Broadway. Cheio de lojas e dos famosos outdoors com imagens e luzes, a Times Square é icônica seja de dia ou a noite. O meu horário favorito pra passear pela Times é ao fim da tarde quando ainda não está totalmente escuro. 

Times Square. Foto que tirei durante o tour da
Cultural Care.


E é isso! Essas foram as minhas pequenas dicas de passeios gratuitos!

Espero que logo logo tudo se normalize e que os futuros au pairs possam ter uma experiência tão legal no treinamento quanto eu tive! E que todos possam aproveitar as dicas que eu dei nesse post. Se você quiser dar uma espiadinha em como foi a minha semana de treinamento, eu fiz um vlog pro meu canal no You Tube mostrando um pouquinho de como foi (link no fim do post). Lá mostro algumas coisinhas do tour também. Só lembrando que o tour é opcional e caso você não queira fazê-lo pode tirar o tempo pra descansar ou você pode fazer o seu próprio tour! É claro que esse post foi bem voltado para o au pair nos EUA,  por isso se você é ou foi au pair em outros países conta pra gente nos comentários como foi a sua chegada no país, teve treinamento ou algum passeio especial? Eu vou adorar saber!

Beijinhos dessa sonhadora que esse mês fica um ano mais velha, ou melhor, mais experiente (rs),  e até julho! ;)

Link pro meu vlog do treinamento:  https://www.youtube.com/watch?v=8YcqUPny97A&t=5s

Share:
Thamy Costa
Ex Au Pair em New York (EUA)

Um comentário:

  1. Muito legais as dicas! Uma coisa que dá para fazer quanto ao google maps é sincronizar e baixar o mapa no seu celular, no próprio app mostra essa função, aí o maps vai funcionar offline (pelo menos no pedaço que você baixou, que pode ser um bairro ou uma cidade).

    ResponderExcluir